Histórico
O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de Passo Fundo – IPPASSO, criado através da Lei nº 3.803 de 26 de outubro de 2001 (revogada pela Lei 4221 de 11 de janeiro de 2005), tem a finalidade de garantir aos servidores municipais estatutários o pagamento de APOSENTADORIA e, aos seus dependentes, PENSÃO POR MORTE.
No dia 27 de fevereiro de 2002 foi constituído o primeiro Órgão Gestor, bem como, os Conselhos Deliberativo e Fiscal. Dessa data até hoje, o IPPASSO teve oito Órgãos Gestores:
GESTÃO 2002-2004
Nessa primeira gestão foi trabalhado na estruturação e organização do Instituto, bem como a priorização das aplicações dos recursos obtidos através da contribuição previdenciária dos servidores e do ente (prefeitura), já que existia legislação e regulamentação específica para a aplicação dos recursos. Também, no ano de 2003, foi aprovado o Regimento Interno do IPPASSO.
GESTÃO 2004-2006
A gestão, para o período de 15/02/2004 a 14/02/2006, deu continuidade à estruturação e aplicação de recursos. Ocupou-se também na formulação de nova legislação, mais adaptada às necessidades do Instituto. Assim, em janeiro de 2005, foi publicada a Lei n.º 4.221/2005 estabelecendo novas normas de regulamentação do Regime Próprio de Previdência.
GESTÃO 2006-2008
Essa gestão teve o compromisso de implantar a Unidade Gestora Única de Previdência no município. Com a publicação da lei 4.361/2006, que conforme o Ministério da Previdência Social obrigava os Institutos Previdenciários assumirem a concessão e manutenção das aposentadorias e pensões do município, foram criadas três seções em sua estrutura administrativa: Seção de Concessão e Revisão de Aposentadorias e Pensões; Seção de Manutenção e Administração de Benefícios (folha pgto) e Seção de Compensação Financeira Previdenciária. A partir do ano de 2007 toda parte previdenciária foi assumida pelo IPPASSO.
GESTÃO 2008-2010
A principal meta desse Órgão Gestor foi conquistar uma sede própria para o IPPASSO que, até então, funcionava numa sala de, aproximadamente, 40 metros quadrados, cedida pelo município, com sete pessoas trabalhando.
Em agosto de 2008 foi comprada a sede do IPPASSO e, no mês de abril 2009, após reforma, foi inaugurada a sede própria na rua Paisandu,141 esquina com rua Antonio Araujo contendo mais de 400 m2.
Importante ressaltar que a compra da sede não utilizou recursos previdenciários ou do município e sim recursos provenientes da indenização pelos bancos da folha de pagamento dos inativos.
GESTÃO 2010-2013
No dia 21 de maio de 2010, foi dada posse aos técnicos previdenciários aprovados no concurso público realizado em março de 2010.
GESTÃO 2013-2016
O IPPASSO gerencia o pagamento aproximadamente 800 aposentadorias e mais de 120 pensões; administra o fundo financeiro com em torno de 300 milhões de reais de recursos previdenciários; mensalmente aposenta servidores e encaminha vários processos para compensação previdenciária, além de abrir diariamente processos de aposentadorias e pensão, entre outros benefícios previdenciários.
GESTÃO 2016-2019
O IPPASSO gerenciou o pagamento aproximadamente 800 aposentadorias e mais de 120 pensões; o fundo financeiro permaneceu em torno de 300 milhões de reais de recursos previdenciários; mensalmente aposenta servidores e encaminha vários processos para compensação previdenciária, além de abrir diariamente processos de aposentadorias e pensão, entre outros benefícios previdenciários.
GESTÃO 2019-2022
O IPPASSO gerencia o pagamento aproximadamente 1300 aposentadorias e pensões; administra o fundo financeiro com em torno de 576 milhões de reais de recursos previdenciários; mensalmente aposenta servidores e encaminha vários processos para compensação previdenciária, além de abrir diariamente processos de aposentadorias e pensão.
Atualmente o IPPASSO atende das 9h às 12h e das 13h às 17h.